GDE
EGeS
GPP-GeR
GSD
     
 
 

 
 
PUBLICAÇÕES
Gênero e Diversidade na Escola – GDE
 

Curso de Extensão
Modalidade: Semipresencial
Carga horária: 200 horas
Próxima edição do curso na UERJ: Sem previsão
Informações sobre outras universidades que oferecem o GDE: http://uab.capes.gov.br

O curso visa sensibilizar profissionais da educação que atuam no ensino público, no que concerne às desigualdades baseadas em gênero, orientação sexual e raça/etnia no Brasil, capacitando-os/as para trabalhar transversalmente sobre estas questões no cotidiano escolar.

A concepção do projeto é da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM/PR) e do British Council, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR/PR) e o Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM/IMS/UERJ). A metodologia, os conteúdos e o projeto político-pedagógico resultaram de uma construção coletiva dos parceiros envolvidos.

A UERJ, através do CLAM, executou o projeto piloto no ano de 2006 para 1200 educadores de seis municípios das cinco regiões brasileiras, Dourados (MS), Maringá (PR), Niterói e Nova Iguaçu (RJ), Porto Velho (RO) e Salvador (BA). Após a avaliação positiva desta experiência, o CLAM/IMS/UERJ realizou mais duas edições do curso, em 2009 e em 2010, disponibilizando respectivamente, 3000 e 1300 vagas para educadores/as do estado e dos municípios do Rio de Janeiro.

Desde 2008, o curso GDE é oferecido por universidades públicas que participam da Rede de Educação para a Diversidade da Universidade Aberta do Brasil. Para obter informações sobre quais universidades ofertam o curso GDE acesse o site http://uab.capes.gov.br

Notas Finais GDE 2010, clique aqui.

 

 

 

CLAM/IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599